18.4.10

OS PROFESSORES VISITAM A CASA DA LONTRA BERNARDINA





À semelhança do ano anterior, o Sítio das Fontes – parque municipal e a Dona Lontra Bernardina, numa acção de formação integrada no PREAA – Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte, promoveram duas acções de formação, realizadas nos dias 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro.
O conto “As Asas da Dona Lontra Bernardina” foi trabalhado pelos formadores do Sítio das Fontes e pelos participantes nesta jornada de formação.
Estas jornadas formativas tiveram como objectivo primordial a descoberta do mundo natural que nos rodeia, com o qual convivemos quotidianamente e, talvez por isso, nunca procuramos conhecê-lo.
Muitos de nós, apenas conhecemos o nome e o local da nascente no “nosso” rio Arade mas, na realidade existem muitos segredos por conhecer. Tal como nós, a Dona Lontra Bernardina “ (…)Pela primeira vez tomara consciência de que não conhecia as plantas que cresciam mesmo ao lado da sua casa. Nem nunca tinha ido ao sapal, nem à duna, nem às águas do estuário(…).”
As acções de formação consistiram então, num percurso pedestre de interpretação e descoberta dos ecossistemas das linhas de água, sapal e matagal mediterânico, ao longo do qual se identificaram várias espécies vegetais e animais, com caracterização da sua morfologia e aspectos adaptativos.
Estes professores “recém formandos” voltarão em breve ao SÍTIO DAS FONTES – parque municipal, desta vez para formar e sensibilizar os seus alunos para a necessidade de preservar lugares singulares como o rio .
Fonte: http://www.municipiodelagoa.net/
Helder Romão - Município de Lagoa - Sítio das Fontes - Parque Municipal

Sem comentários:

Enviar um comentário

CLUBE DE FÃS DA LONTRA BERNARDINA

Este blogue pretende ser um ponto de encontro virtual de todos os amigos e admiradores da LONTRA BERNARDINA e da sua amiga SEREIA SEIXA .

AS ASAS DA LONTRA BERNARDINA